Pastéis de Belém e de nata em destaque no jornal francês Le Monde
Ontem, como pode aqui recordar, a calçada portuguesa esteve em destaque no conceituado jornal britânico – global, na verdade –, Financial Times. Hoje é o pastel de Belém – e de nata – que é elogiado no jornal francês Le Monde, distribuído por todo o mundo.
O artigo, de resto, foi já publicado na primeira semana de Janeiro, mas só agora um leitor nos fez chegar o link. Escrito por JP Géné e com o título Pecado da Gula, o artigo fala dos desejos do jornalista pelo pastel de Belém – ou, caso não esteja perto desta zona lisboeta, pastel de nata.
Géné afirma que não gosta dos pastéis de Belém/nata. É que, uma vez conhecedor destas iguarias, não pode passar sem elas. E isso pode ser complicado fora de Portugal.
“Em Lisboa, os peritos vão dizer-lhe que [pastel de Belém e de nata] não são a mesma coisa, mas não sabemos a receita dos pastéis de Belém, por isso todos concordam que o pastel de nata é o pecado da gula lusitano”, explica o cronista.
Géné explica a história dos pastéis de Belém – também pode fazê-lo aqui – revela que Álvaro Santos Pereira, o ministro da Economia, quer exportar este produto – os pasteis de nata, claro – globalmente e fala ainda da Nata Lisboa, a cadeia que infelizmente-ainda-não-chegou-a-Paris.
Para terminar, o cronista explica que se podem comer pastéis de nata, em Paris, na Pastelaria Belém – assim como outras especialidades portuguesas, como sardinhas. Não vá a gula tomar conta do corpo dos parisienses.
Leia o artigo.
Que pormenor mais valoriza da sua cidade? Envie-nos as fotos para info@greensavers.sapo.pt e esteja atento ao nosso Twitter, Facebook e agregador.