Patch, a horta urbana que chega pelo correio (com FOTOS)
À medida que cresce o interesse mundial pela plantação de hortas caseiras, aumentam também as soluções para que qualquer leigo o faça facilmente. Uma das últimas ideias chega-nos do Canadá – e pelo correio.
O produto chama-se Patch, é um envelope grande e cheiinho que tem acessórios indispensáveis ao cultivo em casa: um vaso com suporte, peças de plástico para a base e papel que forma o canal de rega. A planta a ser cultivada tem de ser comprada à parte.
Segundo os responsáveis pelo projecto, a principal função deste vaso é servir de reservatório para um sistema de sub-irrigação. Ou seja, para que a água fique no fundo e as raízes absorvam apenas a quantia necessária para a planta. Assim não existe o risco de a regar de mais ou de menos – ideal para leigos.
O Patch é feito de um material criado nos anos 80, o Tyvek, muito denso e durável. Tem propriedades de papel, tecido e plástico, pode ser lavado e reciclado e tem espaço para dois litros de água e quatro de terra.
Segundo o Planeta Sustentável, o Patch está a ser divulgado como forma de ligar os amigos à alimentação sustentável. Ou seja, a start up Let’s Patch, criada para comercializar a invenção, quer que ele seja oferecido como presente. Um presente que basta meter no correio, que se auto-rega e parece uma torradeira. Mas é sustentável.
A empresa distribuiu estes envelopes em mais de 30 escolas da província da Columbia Britânica, no Canadá, em parceria com a ONG Growing Chefs, que promove a alimentação saudável entre as crianças.
Veja algumas fotos do Patch, que já foi financiado a 103% pela comunidade da plataforma de crowdfunding Kickstarter.