Pato gigante pode gerar energia eléctrica e hídrica para Copenhaga (com FOTOS)



O Energy Duck (Pato Energético) é uma submissão ao Land Art Generator Iniciative de 2014, que decorre, este ano, em Copenhaga. Concebido por uma equipa londrina, o Pato Energético é uma proposta de obra pública emblemática e envolvente, já que a construção é na verdade um gerador de energia renovável, um armazém, um centro interactivo e educativo e uma celebração à vida selvagem local.

O Pato Energético tem a forma de um pato êider comum – que pode ser encontrado nas águas de Copenhaga. Contudo, o habitat de reprodução do êider está em risco, devido às alterações climáticas. Como tal, a equipa decidiu construir a obra com a sua forma para alertar para este problema.

A obra proposta tem uma altura de 12 andares e deverá flutuar no porto da cidade. A estrutura é em aço leve, com o aço ultrafino a suportar vários painéis fotovoltaicos e fictícios, refere o Inhabitat. Parte da energia produzida pelos painéis de baixo custo será armazenada na forma de energia potencial gravitacional através da pressão da água. Ou seja, a energia é armazenada em virtude da diferença de alturas da água dentro e fora do pato.

“À noite, quando não há radiação solar, a pressão da água pode ser libertada através de turbinas hidroeléctricas dentro da barriga do pato, fornecendo electricidade constante. A altura de flutuação do pato é um indicador da quantidade de energia consumida pela cidade em relação à geração de energia renovável”, indica a equipa que projectou o pato.

Toda a energia solar e hídrica produzida pelo pato será encaminhada para a rede pública eléctrica. Durante a noite, o apto vai estar iluminado com LEDs de baixa potência que mudam de cor, com os padrões de cor a oscilarem na proporção rítmica de produção das turbinas hidráulicas. Os visitantes da escultura poderão passear dentro do pato através de passagens em forma de favo de mel.

[nggallery id=739 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...