Pavilhão do Conhecimento vai receber amanhã animais de estimação
O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva vai amanhã abrir portas, pela primeira vez, aos animais de estimação, para comemorar o Dia Mundial do Animal. A data vai ser assinalada com uma exposição temática e várias actividades tanto para donos como para animais.
“A ideia surgiu-nos depois de, em Julho, termos recebido a visita do Happy, um cão lusodescendente que veio de férias a Portugal e que acompanhou a família na visita ao Pavilhão do Conhecimento. A avaliar pela sua expressão, parece ter ficado com umas luzes sobre as leis de Newton, os sistemas convexos e as ilusões de óptica”, lê-se na página do pavilhão relativa à iniciativa.
Além da entrada dos animais vão decorrer actividades experimentais que vão dar a conhecer a anatomia de algumas espécies domésticas e a forma como os traços anatómicos de cada animal se relacionam com o seu comportamento e o ambiente que ocupam.
“Por que é que os gatos têm os olhos proporcionalmente maiores do que os cães e os carnívoros têm uma dentição diferente dos herbívoros? Como reagem e se adaptam as formigas ao frio e à luz e por que é que algumas têm a cabeça bem mais desenvolvida do que outras? E por que razão a mosca é considerada um insecto mas a aranha é um aracnídeo?”, estas são algumas das questões que vão receber resposta durante a iniciativa.
Adicionalmente, o treinador de cães Miguel Oliveira, vai dinamizar uma actividade de agility entre as 11h30 e as 13h00 para os animais. A iniciativa conta com a colaboração da União Zoófila.
Foto: dog97209 / Creative Commons