PE aprova 146 milhões para projectos de eficiência energética e renováveis



O Parlamento Europeu aprovou na semana passada a atribuição de 146 milhões de euros de fundos europeus não utilizados para projectos de eficiência energética e exploração de fontes de energia renováveis.

Este novo instrumento financeiro visa facilitar o financiamento de investimentos nestes domínios, sobretudo pelas autoridades públicas locais e regionais, como investimentos em transportes públicos limpos e na iluminação na via pública.

A proposta altera o regulamento que estabelece o Programa Energético Europeu para o Relançamento (PEER) da economia, que previa a concessão de 3,98 mil milhões de euros para 2009 e 2010.

Assim, o dinheiro não utilizado será canalizado para um novo instrumento financeiro que será utilizado para projectos de energia sustentável, em especial nas zonas urbanas.

Ou seja, para além dos transportes e iluminação pública, estão também abrangidos projectos de edifícios públicos e privados e que integrem soluções de energia renovável e eficiência energética, nomeadamente que se baseiam na utilização de tecnologias da informação e das comunicações, as TIC.

Leia mais sobre este novo programa de investimentos no Público.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...