PE e Conselho da UE chegam a acordo sobre plano para reduzir emissões de camiões



O Parlamento Europeu (PE) e o Conselho da União Europeia (UE) chegaram hoje a um acordo provisório sobre a redução de emissões CO2 de até 45% entre 2030 e 2034 para camiões.

Em comunicado, o PE anunciou o acordo que prevê reduções de até 65% entre 2035 e 2039 e de 90% até 2040 e apenas diz respeito a camiões utilizados, por exemplo, para recolher o lixo.

O acordo também incluiu uma redução das emissões de dióxido de carbono em autocarros até 90% no ano de 2030 e zero emissões cinco anos depois.

De acordo com a consensualização de posições entre PE e Conselho, a Comissão Europeia vai fazer uma revisão detalhada da eficácia e impacto destas decisões até 2027, para que haja uma previsão de quanto é que beneficiarão a luta contra as alterações climáticas dentro da UE.

“A transição rumo às zero emissões [CO2] de camiões e autocarros é não só crucial para atingir a nossas metas climáticas, mas também crucial para que haja cidades com melhor qualidade de ar”, sustentou o eurodeputado neerlandês Bas Eickhout, dos Verdes, que é relator deste acordo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...