Peixe que caminha está entre as 126 novas espécies descobertas no Makong (com FOTOS)
Um peixe que caminha em terra (não é o da foto), um morcego demoníaco e um sapo que mais parece um pássaro estão entre as 126 espécies que foram descobertas, no último ano, na região da Grande Mekong, no sudoeste asiático (ver fotos abaixo).
De acordo com um relatório publicado esta semana pelo grupo conservacionista WWF, citado pela LiveScience, constam ainda da lista uma carpa cega que vive em caves subterrâneas, uma víbora de olhos vermelhos e um peixe em miniatura com apenas 1,9 centímetros e que vibra.
Mas a grande novidade é mesmo o peixe andante. Bem, o peixe não caminha como qualquer outro animal, mas consegue serpentear em terra como uma cobra, usando as membranas peitorais para puxar-se para cima. O peixe foi descoberto na ilha vietnamita de Phu Quoc e costuma viver em águas paradas.
Apesar de tudo, os conservacionistas avisam que a incrível biodiversidade da região está em perigo. De acordo com o relatório da WWF, 30% das florestas do Grande Mekong desapareceram em quatro décadas. Os peixes estão especialmente vulneráveis, sendo a construção da barragem de Xayaburi, no Laos, um dos maiores riscos.
Mais de 1.700 novas espécies foram descobertas no Grande Mekong desde 1997. Em 2011, foram descobertas 81 plantas, 13 peixes, 21 répteis, cinco anfíbios e cinco mamíferos. Absolutamente fantástico.