Peixe raro com cabeça transparente foi avistado na Califórnia (vídeo)



O fundo do oceano continua a ser um mistério para todos – mais de 80% do mesmo é ainda desconhecido. Quando os biólogos avistam espécies novas ou raras, é sempre um conquista para a comunidade científica.

A equipa do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI), um Aquário situado na Califórnia, Estados Unidos, avistou uma rara espécie de peixe que nada entre 600 e 800 metros de profundidade no oceano, a Macropinna microstoma. Conhecido como peixe olhos-de-barril, este animal foi apenas observado nove vezes pela equipa, durante os seus 34 anos de investigação e as suas mais de 5 mil expedições ao fundo do oceano, através dos veículos operados remotamente (ROV) Ventana e Doc Ricketts.

O peixe olhos-de-barril foi descrito pela primeira vez em 1939, e pode ser avistado entre o Mar de Bering e a Baixa Califórnia. A sua aparência destaca-o de todos os outros peixes, com uma cabeça transparente onde é possível ver os seus dois grandes olhos verdes, que giram para cima e para a frente, e também duas narinas, acima da boca. O resto do corpo é coberto por guelras pretas, e o rabo termina com a tonalidade transparente. Quanto ao comprimento, mede no máximo 15 centímetros, de acordo com o MBARI.

Quando se quer alimentar, este peixe olha para cima à procura das sombras das suas presas. Alimenta-se de sifonóforos, crustáceos e zooplâncton.

Veja aqui um vídeo do peixe olhos-de-barril, disponibilizado pelo Monterey Bay Aquarium:





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...