Peixes e raias sabem subtrair e somar de 1 a 5



É nos primeiros anos de escola que aprendemos as contas, de somar, subtrair e multiplicar. São aprendizagens úteis para o dia-a-dia do ser humano, mas quando se pensa em animais, esta necessidade deixa de fazer sentido. Ainda assim, a verdade é que os peixes ciclídeos e as raias sabem somar e subtrair de 1 a 5, diz uma investigação da Universidade de Bonn.

A equipa de cientistas testou estas habilidades matemáticas nos animais com estímulos, através de uma coleção de formas geométricas. As formas de cor azul significavam “somar um” e o amarelo “subtrair um”. Depois de mostrarem as formas, eram mostradas duas novas fotografias aos animais, por exemplo, uma com cinco e outra com três formas. Ao nadarem até à figura certa eram recompensados com comida, mas caso a resposta estivesse errada, não recebiam nada. Com o tempo, os animais foram aprendendo realmente estas contas.

“Os animais tiveram que reconhecer o número de objetos representados e, ao mesmo tempo, deduzir a regra de cálculo da cor. Eles tiveram que manter ambas na memória de trabalho quando a imagem original foi trocada pelas duas imagens do resultado. E eles tiveram de decidir o resultado correto depois. No geral, é um feito que requer habilidades de pensamento complexas.”, explica a autora Vera Schluessel, que coordenou o estudo, na Science.

Os especialistas referem que se trata de uma aprendizagem surpreendente, dado que os peixes não têm neocórtex, a parte do cérebro responsável pelas tarefas cognitivas complexas nos mamíferos.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.