Pela defesa dos solos europeus assinar, assinar!



Conseguir um milhão de assinaturas para parar a ocupação e degradação do solo, é o objectivo da Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE) People4Soil lançada ontem em Turim, cidade italiana que recebe por estes dias o encontro ´Terra Madre´, evento global de “Slow Food” para uma alimentação saudável, sustentável e justa.

Para a organização deste movimento, a falta de políticas europeias e regulamentos nacionais que garantam uma protecção adequada dos solos, bem como insucesso das instituições europeias na adopção e implementação de uma verdadeira política de solos têm sido uma constante e é necessário agir. E os cidadãos podem ter aqui um papel fundamental, pois a assinatura desta petição pode “trazer o solo de volta à agenda política europeia”.

Mais de 350 organizações de 26 Estados Membros da UE estão envolvidas na rede e comprometidas com a campanha em prol dos solos da Europa.

A construção, impermeabilização, erosão, diminuição do teor de matéria orgânica, perda de biodiversidade e contaminação estão a afectar a quantidade e qualidade do solo disponível para a sobrevivência humana. Todos os anos 1000 km2 de solo arável são cobertos por superfícies de betão e asfalto, o equivalente a cerca de 300 campos de futebol por dia.

Hoje, a utilização dos solos para agricultura intensiva é uma das principais ameaças para os habitats e as espécies europeias, e estima-se que quase um terço da paisagem da Europa se encontre altamente fragmentada por edifícios e infra-estruturas.

Segundo a organização, os solos europeus contêm uma quantidade de carbono equivalente ao CO2 emitido pelos transportes, aquecimento, indústria e sector energético da Europa nos próximos 40 anos.

Esta Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE) é um pedido formal à Comissão Europeia de legislar em matéria de protecção do solo, sendo necessárias pelo menos milhão de assinaturas, por quotas em diferentes Estados Membros da EU.

Portugal tem o objectivo de recolher pelo menos 15.750 assinaturas. Por cá a iniciativa está a ser coordenada pela associação ambiental Quercus. Através do site oficial da campanha é possível assinar esta petição pela defesa dos solos europeus.

Foto: People4Soil 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...