Peneda-Gerês entre os 10 melhores parques nacionais da Europa (com FOTOS)

Para o jornal britânico The Guardian, o Parque Nacional da Peneda-Gerês é um dos 10 melhores parques nacionais “menos conhecidos” da Europa. O jornal divulgou esta semana uma lista com aqueles que considera os 10 melhores parques nacionais “alternativos” do velho continente.

Num artigo intitulado “10 of Europe’s best national parks… that you’ve probably never heard of” (“10 dos melhores parques nacionais europeus… de que provavelmente nunca ouviu falar”), o Guardian coloca o Gerês em 4º lugar. “Estes parques nacionais oferecem paisagens e vida selvagem extraordinárias – e muito menos turistas que nos parques mais famosos do continente”, lê-se no artigo.

“Os garranos selvagens vagueiam livremente neste parque nacional no norte de Portugal, e consegue-se mesmo dar um passeio entre as florestas de carvalhos e montes num destes animais domesticados. Para além de ser uma área de grande beleza natural, tem restos convincentes de ocupação humana: uma estrada romana com marcos com cerca de 2.000 anos serpenteia através do parque. A Serra do Gerês é o local mais popular do parque, onde pode encontrar piscinas naturais para nadar. É também importante agendar bem a data da sua visita: todas as sextas-feiras 13, a vila de Montalegre, um pouco além da fronteira leste do parque, celebra a Noite das Bruxas, uma festa de rua alimentada pela “queimada” [um licor incendiado no local que, segundo a tradição, afasta todas as maldições e o mau-olhado] ”, escreve o Guardian sobre a Peneda-Gerês.

Os 10 melhores parques

  1. Gran Paradiso, itália
  2. Triglav, Eslovénia
  3. Oulanka, Finlândia
  4. Penda-Gerês, Portugal
  5. Saxon Switzerland, Alemanha
  6. Sarek, Suécia
  7. Kalkalpen, Áustria
  8. Rago, Noruega
  9. Port-Cros, França
  10. Ordesa, Espanha

[nggallery id=1666 template=greensavers]

Fotos: J.A. Barros / ICNF; dfvergara / Creative Commons

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...