Pensamos que são saudáveis, mas estes alimentos estão carregados de pesticidas

Carnudos e de cor vermelha intensa, os morangos são considerados por muitos um alimento muito saudável e que deve ser incluído sem reservas na nossa alimentação. Ora, um estudo divulgado agora mostra que afinal não será bem assim, já que coloca o morango no topo da lista da frutas e legumes mais contaminados com pesticidas.

À semelhança de anos anteriores, a organização não governamental Environmental Working Group divulgou a lista de produtos pejados de pesticidas no mercado norte-americano. Em análise estiveram mais de 47 tipos de frutas e vegetais, habitualmente tidos como os preferidos dos consumidores.

Depois de realizadas análises a mais de 38.800 amostras recolhidas pelo Departamento de Agricultura e Alimentação norte-americano os resultados mostram dados surpreendentes: uma só amostra de morangos revelou a presença de cerca de 20 pesticidas, com um terço das restantes amostras a indicar dez ou mais pesticidas.

Outro dado essencial nesta análise prende-se com o facto de todas as frutas e legumes recolhidos para amostras terem origem na agricultura dita convencional, com a agricultura biológica a ficar de fora destes testes.

Tentando imitar os hábitos dos consumidores, todas as frutas e legumes recolhidas nas amostras foram lavadas com água corrente da torneira antes de serem analisados.

Espinafres, maçãs, pêssegos, nectarinas, cerejas, pêras, tomates, batatas, aipos e pimentões doces lideram a lista das frutas e legumes mais contaminados por pesticidas. Todos revelaram altas concentrações de resíduos de pesticidas.

Quanto aos alimentos que revelam menos quantidades de pesticidas, o destaque vai para o abacate, com menos de 1% das amostras a revelarem pesticidas. Couve, cebola, papaia, espargos, milho doce, ananás, manga, melão, couve-flor e brócolos são também alguns dos alimentos que revelaram quantidades reduzidas de pesticidas. Confira esta importante lista para a saúde aqui.

Foto: via Creative Commons