PepsiCo adquire mais de 33 mil toneladas de batata de cultivos agrícolas sustentáveis em Portugal



A PepsiCo em Portugal comprou este ano um total de mais de 33.000 toneladas de batata 100% provenientes de agricultura sustentável, uma subida de 6,9% face à temporada de 2021, anunciou a empresa em comunicado, sublinhando que estas batatas são utilizadas nas icónicas marcas Lay’s, Lay’s Gourmet, Ruffles e Pála-Pála, produzidas na fábrica do Carregado em Portugal.

Segundo a mesma fonte, em toda a sua cadeia de abastecimento agrícola, a PepsiCo investe na compra de matérias-primas agrícolas no mercado nacional, entre as quais se incluem a batata, o milho e os frutos secos de origem sustentável. Além disso, a PepsiCo mantém parcerias há mais de 15 anos com diversas empresas agrícolas no país.

“A agricultura é um pilar central para o nosso negócio. Assim, temos o dever de contribuir a desenvolver uma agricultura mais sustentável em Portugal, em linha com os nossos ambiciosos objetivos da estratégia pep+. Até ao momento, a PepsiCo detém 736 hectares para o cultivo 100% sustentável em Portugal – e o nosso objetivo é que este número continue a crescer”, refere Fernando Moraga, Country Manager da PepsiCo em Portugal, citado em comunicado.

PepsiCo quer alargar práticas de agricultura regenerativa a 77 mil hectares de culturas até 2030

Em Portugal e Espanha, o objectivo da PepsiCo é alargar as práticas de agricultura regenerativa a 77.000 hectares de culturas até 2030. Para este objetivo, a empresa já tem cerca de 30 agricultores parceiros em ambos os países que receberam formação em agricultura regenerativa. O objetivo destas formações é abordar os princípios básicos e instrumentos-chave para a implementação de práticas agrícolas regenerativas, mas também aprender sobre as diferentes ferramentas e as técnicas mais apropriadas para melhorar a saúde, a fertilidade e a biodiversidade do solo, os objetivos deste tipo de práticas.

A empresa está, aliás, empenhada em alargar as práticas de agricultura regenerativa a 3 milhões de hectares até 2030 a nível mundial, o equivalente à sua pegada agrícola global, assegurando o cultivo sustentável dos seus principais ingredientes – algo que já foi conseguido em Portugal para a batata e o milho – e melhorando a subsistência das 250.000 pessoas da sua cadeia de abastecimento agrícola global, com especial enfoque nas mulheres.

Desde o lançamento do pep+, PepsiCo “já conseguiu alargar com sucesso as práticas agrícolas regenerativas a mais de 140.000 hectares a nível mundial”, conclui.





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