Pequenos blocos impressos em 3D permitem criar grandes objectos



A impressão 3D está a tomar conta da investigação tecnológica, sendo que os objectos de maior sucesso nesta técnica têm sido geralmente pequenos e relativamente compactos. Mas agora, uma dupla de cientistas do MIT diz ter descoberto a chave para a impressão 3D de objectos de grandes dimensões – o segredo passa por construi-los a partir de pequenos blocos uniformes que funcionam à semelhança de tijolos Lego.

Num artigo publicado recentemente na revista Science, Kenneth Cheung e Neil Gershenfeld abordam um novo método de construção que permite a criação de grandes peças a partir de blocos impressos muito pequenos. Esses pequenos blocos, compostos por quatro pontas, são extremamente leves e podem ser encaixados uns nos outros.

“As partes (…) formam uma estrutura que é 10 vezes mais resistente a um dado peso do que os materiais ultraleves existentes”, explicou David Chandler, do MIT. “Mas esta nova estrutura pode ser desmontada e remontada com facilidade – como para reparar um dano ou para reciclar as partes para uma configuração diferente.”

A dupla alega que a nova técnica permite que muito menos material componha uma determinada carga, algo que poderia permitir que itens como aviões e automóveis pudessem ser impressos em 3D a um custo reduzido, resultando em menores consumos de combustível e custos operacionais.

Segundo o Inhabitat, os investigadores demonstram que, através da combinação de diferentes tipos de peças, podem criar estruturas com geometria idêntica mas que se dobram em diferentes formas em resposta ao peso – em vez de se mover apenas nas juntas fixas, todo um braço de robot ou uma asa de avião poderá ser capaz de mudar de formato.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...