Pequim já tem o maior sistema de metropolitano do mundo
Desde domingo, 30 de Dezembro, que Pequim se pode orgulhar de possuir o maior sistema de metro do mundo, depois da abertura de mais 69,8 quilómetros de linha. A capital chinesa fica assim com uma rede de 442 quilómetros e relega para o segundo lugar outra cidade chinesa, Xangai, cuja linha de metropolitano se estende por 437 quilómetros.
Segundo a Reuters, esta é apenas a primeira fase de um projecto que, em 2020, deverá estender o metropolitano de Pequim por 965 quilómetros. Nesta data, o metro pequinês terá três vezes o tamanho do nova-iorquino.
O recorde do maior número de estações de metro do mundo continua, ainda assim, na Grande Maçã: 421. Não por muito tempo, certamente. É que o plano de extensão subterrâneo de Pequim prevê a inauguração de uma nova linha de três em três anos, até 2020.
O metro de Pequim tem 43 anos e transportou 2,18 mil milhões de pessoas em 2011. No dia 28 de Abril de 2012 bateu um novo recorde de transporte de passageiros: 8,59 milhões. Só o metro de Tóquio, Seul e Moscovo transportaram mais pessoas num único dia.
Veja o diagrama da rede.