Permitida entrada de embarcações para retirar mineiros das terras Yanomani no Brasil



O Governo brasileiro permitiu a entrada de embarcações no território indígena Yanomani, na região amazónica do Brasil, para retirar de forma pacífica os mineiros ilegais que ainda ali permanecem, indicaram ontem fontes oficiais.

A decisão surge na sequência de uma equipa governamental ter identificado um grupo isolado de indígenas a apenas 15 quilómetros de uma das minas que se instalaram ilegalmente nas terras Yanomani.

A medida, tomada de forma conjunta pelo Ministério dos Povos Indígenas, as Forças Armadas e outras instituições, procura garantir que os mineiros abandonem o lugar de forma “pacífica e ordenada”.

Na última semana, as autoridades policiais e ambientais detiveram mineiros ilegais que se encontravam a bordo de embarcações que circulavam na região, e confiscaram armas e lanchas usadas por mais de 15.000 mineiros que são acusados de causar uma crise humanitária na população Yanomani.

Nos últimos quatro anos, o número de mineiros ilegais nas terras indígenas disparou com o Governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro, defensor da exploração dos recursos da Amazónia.

Com o novo Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, foi decretado o estado de emergência para tratar as graves condições de desnutrição e doenças que os índios sofriam, devido aos produtos tóxicos usados na mineração.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...