Peru: descoberto fóssil de baleia com patas (com FOTOS)



Paleontólogos peruanos descobriram o fóssil ancestral, com 40 milhões de anos, de uma baleia capaz de andar na terra. O espécime com patas poderá fornecer uma pista preciosa da forma como os mamíferos marinhos da actualidade evoluíram de anfíbios para seres aquáticos.

A descoberta foi feita no vasto deserto de Ocucaje, no sul do Peru, área conhecida por ser um rico depósito de antigos cetáceos. É a primeira vez que um mamífero marinho com tal idade é encontrado na América do Sul.

Segundo a Euronews, a baleia pertence ao grupo Achaeocetes – antigos mamíferos marinhos que ainda revelavam algumas das características dos seus ancestrais terrestres. As descobertas de fósseis feitas ao longo dos últimos 30 anos têm revelado uma sequência de transformações evolutivas que terá levado as baleias que hoje conhecemos a ocuparem os oceanos e abandonarem de vez os solos.

A primeira baleia que existiu terá sido um omnívoro peludo, com quatro patas, que evoluiu para uma série de espécies de anfíbios há 50 milhões de anos. Com o tempo, perdeu a ligação entre a sua espinha dorsal e as patas traseiras e depois, gradualmente, perdeu totalmente as patas, ganhando barbatanas.

Pensa-se que as baleias terão evoluído para seres totalmente aquáticos há cerca de 45 milhões de anos.

Até hoje, foram encontrados no deserto de Ocucaje restos fossilizados de mais de 15 mamíferos marinhos. Acredita-se que os corpos terão sido preservados pelo baixo nível de oxigénio no substrato, que terá atrasado a decomposição causada por bactérias.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...