Peru: Mick Jagger atirado para a guerra entre Governo e tribos indígenas

A Survival International, ONG que defende os direitos das tribos indígenas mundiais, escreveu ao músico Mick Jagger para este pedir ao Governo peruano que pare os planos para exploração de gás natural na reserva amazónica.

Jagger, conhecido pelas suas energéticas performances com os Rolling Stones, é actualmente Embaixador Ambiental para o Peru.

Segundo a Survival International, o Governo peruano prometeu diversas vezes que não iria entrar no Parque Natural de Manu, um local listado pela UNESCO como Património da Humanidade pela sua diversidade biológica, “que não se encontra em nenhum outro local do planeta Terra”.

A reserva tem várias tribos que permanecem ainda incontactadas, uma situação que rapidamente se alterará a partir do momento em que a exploração de gás natural começar.

Há nove anos, o Governo peruano emitiu um documento legislativo a garantir a inviolabilidade da reserva amazónica peruana. Hoje, a lei está prestes a ser revogada e a exploração do território entregue à PetroPeru.

A Survival International tentou várias vezes contactar o Governo peruano – vice-ministro da Cultura ou Ministro da Energia – mas até agora nenhuma abordagem surtiu efeito.

 

Deixar uma resposta

Patrocinadores