Pesca com certificação ambiental duplicou em cinco anos
O número de produtos vendidos com o selo do Conselho de Governança Marinha – MSC, na sigla inglesa – duplicou nos últimos cinco anos, de acordo com a organização ambiental. Segundo os dados hoje anunciados, em 2014 serão vendidos €3,7 mil milhões (R$ 11,2 mil milhões) de produtos com o selo MSC, um aumento de 118% em relação a 2009.
Segundo a organização, mais de 23 mil destes produtos são oriundos de regiões de pesca com certificação, estando disponíveis em mais de cem países, o que mostra um crescimento de 10 vezes sobre a disponibilidade de há cinco anos.
De acordo com a FAO, organização para a alimentação e agricultura, 29% das áreas de pesca sofrem com o excesso de actividade – mais de 10% da pesca mundial é hoje feita por empresas pesqueiras comprometidas com os seus programas de certificação.
Por outro lado, avança o Planeta Sustentável, as empresas que aderiram à certificação fizeram 575 correcções das suas práticas e prometem outras 600 até 2020. Estas incluem reduzir a pesca coleteral de espécies ameaçadas, a restauração de habitats e um conhecimento melhor dos ecossistemas marinhos.
Muitas destas mudanças são financiadas através dos incentivos financeiros dos consumidores que aceitam pagar mais por produtos sustentáveis, de acordo com o The Fish Site.
Foto: Hafiz Issadeen / Creative Commons