Pescadores capturam um peixe-lua com três metros de comprimento
Um peixe-lua de três metros de comprimento e 3,20 de largura, com cerca de duas toneladas foi capturado em Ceuta por uma rede de pesca. De acordo com uma reportagem do El País, o peixe foi depois solto no mar após serem feitas algumas fotografias e de ter sido pesado numa balança (que acabou por se partir porque o limite máximo de peso fixava-se nos mil quilos).
O coordenador da Estação Biológica Marinha do Estreito da Universidade de Sevilha, Enrique Ostalé, disse ao jornal que um espécime parecido já foi capturado no Japão. “É uma espécie difícil de estudar. Tivemos que lidar com a situação, avaliar os perigos porque estávamos no meio do mar com dois barcos, um guindaste, o peso e principalmente por ser um animal vivo…Precisámos de obter os dados que precisávamos o mais rápido possível”, explicou. Os investigadores extraíram amostras de DNA do peixe para análise.
Os peixes-lua, ou Mola mola, vivem no Atlântico e Pacífico, nas zonas temperadas e quentes. Em Portugal, são comuns em toda a costa, sobretudo no Algarve. O seu comportamento pode dar indicações sobre as alterações climáticas, uma vez que a sua distribuição e migração são influenciadas pela temperatura da água. Identificam-se facilmente pela ausência de uma barbatana caudal e presença de uma barbatana dorsal e outra anal, que são simétricas.