“PescApanha”, a nova App do IPMA que pretende proteger a pequena pesca e a apanha

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou o lançamento da nova aplicação “PescApanha”, uma ferramenta que tem como objetivo melhorar a proteção da pequena pesca e da apanha.

A app pretende, através da recolha de informação, “conhecer a distribuição espácio-temporal do esforço de pesca da frota da pequena pesca e da atividade da apanha, o que irá permitir identificar, gerir e proteger as principais áreas de pesca, das quais estas atividades tanto dependem”, explica o Instituto.

Para o funcionamento deste projeto, o IPMA conta com a colaboração dos portugueses que praticam estas atividades, sendo importante realçar que os dados serão tratados de forma anónima e confidencial, tendo como fim único esta investigação. Na app, os utilizadores devem indicar que tipo de pesca vão praticar, as artes de pesca utilizadas – como por exemplo o aparelho de anzol ou a rede de esmalhar -, quais foram as três principais espécies capturadas e as suas características.

A PescApanha foi desenvolvida no âmbito do projeto de investigação “MONTEREAL”, que é financiado pelo Programa Operacional MAR2020 e cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, e conta com o apoio da 40in40 Travel Matters Foundation.

De momento a app encontra-se apenas disponível para dispositivos com sistema Android. É de utilização gratuita.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...