Peso das renováveis na produção eléctrica cai de 76% para 57% entre Janeiro e Maio
A contribuição das energias renováveis para a produção de electricidade caiu de 76% para 57% entre Janeiro e Maio de 2014, indicam dados da REN citados pelo jornal Construir.
De acordo com a informação desta empresa, que gere as redes nacionais de transporte de electricidade e gás natural, entre Janeiro e Maio a energia eléctrica proveniente de fontes hídricas representou 24% do consumo, seguida pelas eólicas (27%), biomassa (5%) e fotovoltaicas (1,4%).
Quanto às fontes não renováveis, que representaram 43% do consumo total, o carvão foi o recurso mais utilizado, representando 25% do total da electricidade consumida entre Janeiro e Maio. Quanto ao gás natural, teve um peso de 14%. Outros 3% da energia foram provenientes de importação.
Nos cinco primeiros meses do ano, os dados da REN indicam ainda que o índice de produtibilidade hidroeléctrica situou-se em 0,76, com um regime hidrológico seco (0,93 no mês de Maio). Em contrapartida, na produção eólica as condições têm sido mais favoráveis, com um índice de produtibilidade de 1,11 (1,30 no mês de Maio).
Foto: Aires Almeida / Creative Commons