Investigação de jovem de 15 anos publicada na revista Nature



Não é normal, para qualquer profissional, ter o seu trabalho publicado na reputada revista (ou jornal) científica Nature, fundada em 1869. Menos normal, porém, é um jovem de 15 anos fazê-lo. Mas foi isso que aconteceu a Neil Ibata, um adolescente francês que conseguiu ver uma pesquisa sua ser publicada na histórica revista.

Ibata ajudou o seu pai, Rodrigo Ibata – um pesquisador do Observatório de Astronomia de Estrasburgo – a liderar uma equipa de astrónomos na pesquisa às galáxias-anãs em volta da Andrómeda, a galáxia mais perto da nossa Via Láctea.

A modulação computacional do Ibata mais jovem revelou que as galáxias-anãs parecem orbitar de forma concertada, alinhando-se num vasto e fino disco. “Esperava o oposto, na verdade. Estou muito orgulhoso, mas não necessariamente por esta descoberta”, explicou o Ibata sénior à AFP.

De acordo com a RFI, embora os astrónomos não saibam muito bem o que fazer com esta informação, eles acreditam que a descoberta pode redesenhar o entendimento de como as galáxias são formadas.

Ainda mais inacreditável é a forma como Neil Ibata se envolveu no projecto: ele queria perceber melhor a linguagem de programação Python, tendo completado a codificação do modelo num único fim-de-semana, em Setembro.

O adolescente está num programa de estudo acelerado na Escola Internacional de Pontonniers, em Estrasburgo, e diz que não sabe se quer seguir os passos do seu pai na astronomia, mas “de certeza” ficará ligado às ciências.

O mais velho de três filhos, Neil fala alemão, francês, inglês e chinês e estuda piano no conservatório local.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...