Petiscar os novos mariscos vegetarianos da Aqua Cultured Foods



Um dos alimentos que as pessoas sentem falta quando optam por mudar para dietas baseadas em plantas é o sushi. No entanto, a Aqua Cultured Foods, uma empresa sediada em Chicago, está a procurar mudar isto. Anunciaram recentemente que estão em vias de desenvolver uma nova instalação que permitirá a produção em grande escala do primeiro produto integral do mundo à base de frutos do mar, com qualidade de sushi, à base de plantas, avança o “Inhabitat”.

Porquê peixe à base de plantas?

Segundo a mesma fonte, a Aqua Cultured Foods foi criada para enfrentar uma das preocupações mais prementes do nosso tempo relacionadas com o clima. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura estima que mais de 80% dos stocks mundiais de marisco são totalmente explorados ou foram sobreexplorados. Isto deve-se à crescente procura global de produtos do mar e a práticas de pesca insustentáveis em grande escala. Estas incluem arrasto pelo fundo, utilizando redes de emalhar, linhas longas e pesca com jato/dinamite, que capturam e matam grandes quantidades de peixe ao mesmo tempo que destroem os ecossistemas aquáticos.

Além disso, as capturas acessórias estão a ameaçar a biodiversidade nos oceanos. As estimativas mostram que até 40% dos peixes capturados na pesca industrial são capturas acessórias. Isto inclui espécies marinhas com populações ameaçadas, tais como golfinhos, focas e tartarugas. Além disso, outro fator induzido pelo homem que ameaça a vida aquática é o abandono das artes de pesca, tais como armadilhas e redes, que se juntam aos resíduos plásticos. Devido a estas práticas, os ambientes aquáticos que mantêm o bem-estar ecológico da terra, como os mangais e os recifes de coral, sofrem. Consequentemente, estes têm impactos em grande escala nas alterações climáticas e na saúde do planeta.

Se as práticas de pesca contemporâneas sobre-exploradas continuarem, é provável que os stocks de marisco selvagem se esgotem até 2048. Isto terá consequências graves para os milhões de pessoas que dependem do oceano para a sua subsistência e alimentação, bem como para a flora, fauna e bem-estar geral dos ecossistemas aquáticos. Uma vez que o oceano é responsável pelo sequestro da maior parte do dióxido de carbono da atmosfera, as ameaças à sua resiliência também exacerbariam o aquecimento global.

Ao desenvolver alternativas aos produtos do mar que combinem (ou excedam) as propriedades culinárias, sensoriais e nutricionais dos produtos do mar tradicionais, a Aqua Cultured Foods espera que esta iniciativa diminua as práticas de pesca sobre-exploradoras e destruidoras do ambiente. Consequentemente, isto permitiria ao planeta sarar dos danos causados por fatores relacionados com o homem.

Como funciona

A Aqua Cultured Foods utiliza um processo de fermentação especializado para fazer os seus frutos do mar alternativos. Este processo não inclui a utilização de produtos animais ou modificação genética, e todos os produtos da empresa são 100% isentos de OGM.

A empresa utiliza um processo conhecido como fermentação de micoproteínas. A micoproteína é uma proteína unicelular que é derivada de fungos que ocorrem naturalmente. Entretanto, a fermentação é a degradação química de microrganismos e tem sido utilizada há milhares de anos através de culturas para fazer alimentos como a massa de sopa. Devido às texturas e sabores que podem ser desenvolvidos através deste processo, este marisco alternativo imita a experiência sensorial do marisco tradicional.

O processo inicia-se utilizando matéria orgânica não processada facilmente disponível e a preços acessíveis. A seguir, adiciona-se uma solução rica em nutrientes para servir de fonte alimentar para os micróbios da matéria orgânica. Além disso, é adicionada uma estirpe de fungos (a micoproteína) para ajudar na transformação para a textura e sabor ideais. A matéria orgânica é cultivada num ambiente meticulosamente controlado. Isto inclui o controlo de fatores como o calor, humidade e humidade para criar o produto final ideal. Até agora, Aqua Cultured Foods tem desenvolvido fórmulas para várias alternativas de marisco, incluindo atum, lulas, peixe branco e camarão. Mais produtos como calamares, vieiras e filetes de peixe estão em desenvolvimento.

Porque é que a Aqua Cultured Foods, com base em plantas, rivaliza com os frutos do mar tradicionais

Há três razões principais pelas quais as alternativas dos produtos do mar da Aqua Cultured Foods são comparáveis aos produtos do mar tradicionais.

A substituição ideal dos mariscos

As alternativas aos frutos do mar da Aqua Cultured Foods utilizam o processo de micoproteína em seu benefício. Ao fazê-lo, estas alternativas têm perfis de sabor e texturas semelhantes aos dos frutos do mar típicos. Podem até ser utilizadas como substitutos exatos em receitas, porque as suas qualidades imitam as propriedades dos frutos do mar e cozinham rapidamente. Além disso, os seus mariscos são de tão alta qualidade que até podem ser consumidos crus para pratos como sashimi, nigiri e ceviche.

Seguro para consumo

Dada a destruição dos ecossistemas aquáticos, particularmente através da poluição da água, os peixes estão a tornar-se cada vez mais perigosos para a saúde humana. Várias espécies de peixe têm sido encontradas com mercúrio, pesticidas, microplásticos e mesmo bifenilos policlorados (PCB), que são compostos químicos altamente cancerígenos. O marisco também tem de ser manuseado cuidadosamente, uma vez que é uma das principais fontes de doenças de origem alimentar causadas por microrganismos.

Ao contrário dos frutos do mar tradicionais, os produtos da Aqua Cultured Foods são 100% seguros para serem consumidos crus e não contêm compostos químicos nocivos. As suas alternativas são também livres dos 10 alérgenos de topo e podem mesmo ser consumidos por pessoas com alergias a frutos do mar. Além disso, os produtos são vegetarianos e, por conseguinte, não têm quaisquer ingredientes derivados de animais. Para garantir uma vasta gama de consumidores, estas alternativas também não têm soja, glúten ou mesmo isolados de proteínas que são frequentemente utilizados em outras formas de carnes à base de plantas.

Frutos do mar nutricionalmente superiores

As alternativas aos mariscos Aqua Cultured Foods têm níveis de nutrientes mais elevados do que outras opções de mariscos tradicionais ou à base de plantas. As alternativas são ricas em proteínas e até incluem ácidos gordos Omega-3 através do seu processo especial de produção com patente pendente. A sua fonte não revelada de Omega-3 é de fonte sustentável, vegana e sem alergénios. Além disso, ao contrário dos frutos do mar convencionais, estas alternativas têm níveis elevados de fibra, que é um dos macronutrientes mais importantes para a nossa saúde.

Qual é o veredicto?

Como resultado da sua produção de micoproteínas protegidas por patente, os produtos Aqua Cultured Foods são substitutos de alta qualidade dos mariscos tradicionais. Eles superam os produtos animais no seu sabor, textura, segurança e valor nutricional, tudo isto enquanto são vegetarianos e seguros para comer.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...