P&G: “A sustentabilidade irá guiar todas as nossas decisões”
A empresa de bens de consumo Procter & Gamble (P&G), que comercializa marcas como a Pantene, Pringles, Duracell ou Gillette, anunciou hoje uma série de planos para reduzir o seu impacto no meio ambiente.
O objectivo, anunciou a P&G em comunicado, passa por tornar a empresa na líder global de sustentabilidade, um objectivo anteriormente estendido até 2012 e que agora ganha uma nova dimensão.
De acordo com a empresa, a sua visão sustentável irá levá-la a garantir que as suas fábricas utilizam 100% de energia renovável e material 100% renovável ou reciclável para todos os produtos e embalagens.
Outros objectivos incluem desenhar produtos que conservem os recursos enquanto mantêm as necessidades dos consumidores e reduzir para zero os resíduos enviados para aterros sanitários.
Para acompanhar a sua visão de sustentabilidade de longo prazo, a P&G irá implementar uma série de objectivos a 10 anos. O primeiro, anunciado ontem, será cumprido até 2020 e terá relatórios anuais para averiguar o nível de cumprimento.
Estes objectivos iniciais incluem substituir 25% dos materiais derivados de petróleo por materiais renováveis e sustentáveis, reduzir as embalagens em 20% (por uso do consumidor), utilizar 30% de energias renováveis nas suas fábricas e reduzir o transporte de produtos por via rodoviária em 20% (por quilómetros/unidade de volume).
Todos estes objectivos irão ter como base dados de 2010 e serão adicionados aos objectivos que já tinham sido anunciados em 2009 – para serem cumpridos até 2012.
A P&G explica que um dos seus mais recentes projectos está relacionado com embalagens sustentáveis. É um projecto-piloto que, a partir de 2011, irá utilizar embalagens renováveis de plástico derivado de cana-de-açúcar nas marcas Pantene Pro-V e Max Factor. As embalagens são recicláveis.
A multinacional norte-americana pretende também converter todo o seu portfólio norte-americano e canadiano de detergentes para a roupa numa nova fórmula compacta que reduzirá os resíduos e poupará energia e água. Este projecto vai começar em Fevereiro de 2011.
Finalmente, a P&G vai também trabalhar de perto com a WWF, avançava a Marketing Magazine ontem à tarde.
“Ao implementar esta visão, a P&G está a tentar resolver alguns dos mais importantes desafios da sustentabilidade”, revelou o vice-presidente da P&G para a área da sustentabilidade global, Len Sauers.
“Esta nova visão irá permitir-nos fazer crescer o nosso negócio responsavelmente, à medida que nos dá ferramentas que irão guiar todas nossas decisões à volta da sustentabilidade”, explica a P&G no seu site.
A P&G desenvolveu o seu primeiro relatório de sustentabilidade em 1956. “Em 2050 deveremos ser nove mil milhões de pessoas no planeta Terra. A P&G vai ter que mudar para poder alcançar os desafios das alterações climáticas, resíduos sólidos, água…”, continua Len Sauers.
Pode ver todo o discurso do vice da P&G para a sustentabilidade aqui.