Phoenix: recorde de chuva num único dia batido em poucas horas (com FOTOS)
A chuva torrencial que esta manhã está a atingir a cidade de Phoenix, no Arizona, já bateu todos os recordes existentes, até agora, no que toca à pluviosidade desta cidade de 1,4 milhões de habitantes. Estes valores são monitorizados há 75 anos.
Segundo está a noticiar o The Weather Channel no seu site e twitter, a precipitação já atingiu os 75 mm, batendo o recorde diário da cidade em poucas horas. Este fenómeno extremo tem como ponto de partida a tempestade tropical Norberto, que está a criar uma situação “assustadora” para uma população muito pouco habituada a este clima – o Arizona é um dos estados com menos pluviosidade dos Estados Unidos.
“O deserto já está incapaz de receber muitos mais milímetros de água, mas quando as chuvas fortes atingiram a cidade de Phoenix – desenvolvida e coberta por cimento, que não absorve água – pode ocorrer uma situação catastrófica”, explica o The Weather Channel.
“Há trovoadas e chuvas torrenciais de 50 milímetros a cada hora, numa área que não está acostumada. Há inundações graves e ameaça de derrocadas”, explicou o meteorologista Nick Wiltgen.
Para além do Arizona, também a Califórnia, Utah, Nevada e Colorado estão a passar por situações idênticas. Ontem, na Califórnia, as equipas de emergência desdobraram-se a responder a vários pedidos de auxílio de veículos na auto-estrada.
A chuva torrencial chegou a provocar uma auto-estrada de inundações, empurrou árvores e linhas eléctricas.
A Califórnia está em estado de seca desde Abril – e 94% do estado não viu uma gota de chuva desde Maio de 2013. Por isso, e apesar das inundações perigosas, a população celebrou a chuva. “Foi fantástico” – explicou Malina Hernandez à CBS Los Angeles – “É assim que deveria ser sempre: chuva, vento, chuva. Sempre a cair”.
Veja algumas fotos de Phoenix, que estão já a ser partilhadas no Twitter.
[nggallery id=920 template=greensavers]