Pinguim loiro descoberto na Antárctida (com FOTOS)



Pode parecer uma aberração da natureza – se é que a natureza tem aberrações –, mas um pinguim loiro é raro… mas existe. Por vezes, entre os pinguins de todas as espécies, há alguns que nascem com isabelinismo, uma mutação genética que dilui a pigmentação nas penas e deixa as aves loiras.

Um destes raros pinguins foi recentemente fotografado numa expedição da National Geographic à Antárctida e as fotos – e vídeo – já correm mundo.

A expedição em causa foi realizada em 2012 e liderada pelo naturalista David Stephens. O animal foi fotografado nas Ilhas Shetland do Sul e, apesar de muitos terem acreditado que o pinguim seria albino, isso não é verdade. Cientistas esclareceram à National Geographic que ele tem isabelismo, uma mutação genética que dilui a pigmentação nas penas dos pinguins e os deixa loiros.

Estes pinguins são muitas vezes alvo de bullying por parte dos outros, que estranham a sua aparência. Por outro lado, eles ficam mais visíveis na natureza e, assim, vulneráveis. As penas pretas nas costas dos pinguins servem para estes se camuflarem dos predadores e presas, o que não acontece com os que sofrem de isabelinismo.

As origens do nome

O nome isabelinismo poderá ter tido várias origens: desde uma homenagem à Isabel I de Inglaterra, que em 1600 utilizava muito essa cor nos seus vestidos; até à infanta Isabella Clara Eugénia de Espanha, que prometeu não mudar de roupa interior durante o cerco de Ostend, acreditando piamente na fácil vitória do arquiduque Aberto da Áustria. No entanto, o cerco durou mais de três anos, pelo que o nome teria sido dado em homenagem à descoloração da sua roupa interior.

Outra das possibilidade é que o nome seja mais antigo e homenageie Isabela I de Castilha – e o cerco de oito meses a Granada por Fernando II de Aragão. O mito refere-se igualmente à sua roupa anterior.

Há ainda uma quarta teoria, que acredita que o nome surge da corrupção da palavra zibelino, um acessório de pele muito em voga no início do século XIX e que tinha uma cor semelhante.

[nggallery id=879 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...