Pinguins dão à costa brasileira cobertos de óleo

A costa marítima do Rio Grande do Sul, no Brasil, está a ser assolada por pinguins, que aparecem sujos de óleo, debilitados ou já mortos. O fenómeno está a preocupar os especialistas, uma vez que, ao contrário do que é habitual na migração destas aves marinhas nesta época do ano, não são as mais frágeis que não estão a resistir à viagem, mas também as mais fortes.

Os pinguins devem vir da Patagónia, na Argentina, em busca de alimento e calor na costa brasileira, mas têm-se concentrado numa zona com muitas embarcações de grande porte, como petroleiros, que ali fazem os seus descarregamentos. As mortes dos animais podem indiciar um crime ambiental, pelo que o Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul já deu início a uma investigação para apurar se houve um vazamento de algum navio.

Além de 75 pinguins mortos e 84 feridos, que foram retirados para a recuperação, sendo que nove morreram já fora da praia, apareceu também um leão-marinho morto, segundo o Jornal Floripa. No caso dos pinguins, o óleo cola-lhes as penas e impede-os de manter o isolamento térmico do corpo, pelo que o animal acaba por sucumbir ao frio.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...