com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Pirilampo lanterna em perigo de extinção devido às alterações climáticas

Foi descoberta, não há muito tempo, uma espécie rara de pirilampo nos Estados Unidos. A Photuris mysticalampas, do género Photuris, foi descoberta em 2004 pela primeira vez em Delaware, nos Estados Unidos, pelo cientista Christopher Heckscher. Foi posteriormente nomeada pelo próprio em 2013.

O que distingue o misterioso pirilampo lanterna das outras espécies é a sua morfologia, o seu formato oval quando observado numa perspetiva de cima. Tem 9 centímetros de comprimento, tem um corpo em diferentes tons de castanho e habita em turfeiras florestadas. Os adultos são ativos durante o período noturno, exibindo a sua biolumeniscência durante 30 a 40 minutos, geralmente entre junho e julho, e a luz que emitem dura entre 3 a 7 segundos.

Embora ainda se saiba pouco sobre a mesma, a espécie foi apenas encontrada em 5 localidades diferentes na Península de Delmarva, em Delaware, de onde se pensa ser endémica.

As principais ameaças que enfrenta são a poluição, as alterações climáticas e a consequente perda de habitat devido ao aumento do nível do mar. Dado à extensão e à área da sua ocorrência, e às ameaças que enfrenta a nível de habitat, encontra-se categorizada como “em perigo” na Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

Christopher Heckscher, que é também professor de Ciências do Ambiente na Delaware State University (DSU), afirma em comunicado: “Esta descoberta foi única porque este pirilampo foi encontrado nesta região, que foi bem estudada. Acho que é um grande exemplo do quanto ainda temos para aprender sobre o nosso mundo natural. Se um pirilampo consegue passar sem ser descoberto, o que mais estaremos a perder?”

The Mysterious Lantern Firefly is among the first fireflies to enter the IUCN Red List. Found only in Delaware, USA,…

Publicado por IUCN Red List of Threatened Species em Quarta-feira, 31 de março de 2021

Fontes: IUCN, NatureServe, DSU

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...