Pirinéus é uma das regiões com maior diversidade de borboletas
O Parque Natural del Alto Pirineu, nos Pirinéus, é uma das zonas europeias com maior diversidade de borboletas, com 910 espécies diferentes.
O estudo de Manuel Garre, entomologista, sobre as borboletas diurnas e nocturnas que habitam no Parque destaca, de entre a diversidade de espécies aí existentes, oito espécies ibéricas, cinco das quais protegidas, e um grande número de espécies boreal-alpinas que se encontram nas zonas mais altas do Parque, as quais são já os seus escassos abrigos europeus. Segundo o estudo todas estas espécies são vulneráveis à ameaça das alterações climáticas, refere a EFE Verde.
Outra informação recordada pelo estudo é o importante papel desempenhado pelas borboletas no equilíbrio dos ecossistemas, uma vez que na sua fase adulta são agentes polinizadores, enquanto lagartas alimentam-se de plantas – actuando como um agente de controlo biológico natural da vegetação. As borboletas estão também integradas em cadeias alimentares como prisioneiras de insectívoros.
Pelo papel que desempenham são reconhecidas como excelentes bio-indicadores do estado de conservação dos ecossistemas. E pela facilidade com que são vistas através de um simples olhar, sobretudo as espécies diurnas, constituem ainda modelos para estudos de biodiversidade e de impacto ambiental e para programas de educação e sensibilização.
Foto: Ecotravols Costa Rica / Creative Commons