Planta endémica do Brasil volta a ser encontrada após quase 40 anos
A espécie Pleroma hirsutissimum tinha sido avistada pela última vez em 1982. Agora, uma equipa do Plano de Ação Nacional para Conservação da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção do Estado do Rio de Janeiro (PAN Flora Endêmica) encontrou a planta no Parque Estadual Costa do Sol em Cabo Frio, no Rio de Janeiro.
A investigação ocorreu no âmbito do projeto “Pró-Espécies: Todos contra a extinção”, que tem impulsionado várias expedições desde novembro de 2020, mas o encontro foi inesperado. “A redescoberta de uma espécie tão rara foi um resultado importante e inesperado, um excelente exemplo de como os planos territoriais podem beneficiar outras espécies”, afirma Anna Carolina Lins, da WWF Brasil.
A planta, que não era avistada à 39 anos, habita em zonas de restinga e é endémica de Arraial do Cabo e do Cabo Frio. Como explica a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) do Brasil, as principais razões para a espécie estar em risco de extinção é a crescente urbanização e os impactos ambientais provocados pelo turismo no verão.
Paulo Guimarães, investigador do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, explica à IUCN: “Ações como esta do PAN Flora Endêmica, ao mesmo tempo que promovem um cuidado com a flora desconhecida ou ameaçada, contribuem para uma consciencialização da sociedade, para que se tornem também agentes da preservação ambiental”.