Plástico biodegradável é inimigo do ambiente



A indústria dos plásticos desenvolveu produtos de plástico mais leves e de origem biodegradável como forma de combater o problema da presença maciça de resíduos de plástico no fundo dos oceanos. Contudo, o plástico biodegradável continua a apresentar riscos para a sobrevivência dos animais marinhos, uma vez que não se decompõe mais rapidamente do que os outros tipos de plástico, segundo a cientista Jacqueline McGlade, do Programa Ambiental das Nações Unidas.

A conclusão do relatório recentemente apresentado pelo Programa, liderado por McGlade, vai ao encontro de conclusões de estudos anteriores que demonstraram que o plástico biodegradável não se decompõe mais celeremente do que outros tipos de plástico em aterro.

O mesmo relatório refere que o único ambiente em que este tipo de plástico se desgasta mais rapidamente é nas instalações de gestão de resíduos, pelo que não resolve o problema dos 32% de plástico que vai parar em qualquer outros locais a não ser nas instalações de gestão de resíduos.

Ironicamente, alguns dos aditivos usados na produção de plástico biodegradável torna-o mais difícil de reciclar. O que significa que o produto considerado mais verde pode na verdade ser mais uma ameaça para o ambiente do que outros tipos de plástico, pode ler-se no inhabitat.

Foto: The Black Fish Foundation / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...