Plataforma de viagens partilhadas aumenta 46 % a sua atividade em Portugal



A BlaBlaCar, a plataforma de carro partilhado líder a nível mundial, aumentou a sua atividade em Portugal 46% ao longo deste ano. Este valor é o resultado de um aumento conjunto da procura em todas as opções de mobilidade que oferece a companhia: viagens de carro partilhado, os seus próprios autocarros de BlaBlaCar, e a venda de bilhetes de autocarro de outros operadores, revela em comunicado.

Neste sentido, BlaBlaCar detetou que, os 21 mercados nos que está presente, Portugal é o único mercado no que a atividade do autocarro superou a atividade historicamente principal de carro partilhado da plataforma.

Isto deve-se, principalmente, a que Portugal é o mercado com a oferta de autocarro mais completa pelo funcionamento conjunto da atividade dos autocarros da BlaBlaCar e a distribuição de outros operadores dentro do país. Por isso, este ano de 2025 a atividade de autocarro cresceu 65%.

A relação complementar de ambos modelos de negócio é a chave para entender este aumento já que,  prima a venda de bilhetes de autocarro de outros operadores nas ligações a nível nacional. De facto, para este verão, as rotas com mais passageiros serão as que liguem Lisboa ao Porto, Madrid, Faro, Portimão e Albufeira.

Em relação aos autocarros da BlaBlaCar, este verão conectar-se-ão de maneira direta 14 cidades de Portugal com mais de 30 cidades de Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Suíça. Destacam-se por volume de passageiros as ligações entre Lisboa, Madrid, Bordéus e Paris, e Porto-Santiago de Compostela.

O carro partilhado consolida-se nas deslocações fronteiriças

A atividade de carro partilhado também continua a crescer, cerca de 9% no que levamos deste ano e espera-se que o crescimento se acelere durante o verão, chegando a +12%.

As deslocações terão uma distância média de 388 quilómetros, e um preço que ronda os 23 euros. Os principais lugares de origem das viagens são Lisboa, Porto, Faro, Maia e Braga, e em relação aos destinos destacam-se Sevilha, Badajoz, Madrid, Vigo, Lisboa e Porto.

Os utilizadores, cuja principal motivação para viajar de carro partilhado é a poupança, valorizam também outras externalidades positivas, entre as que destacam a possibilidade de viajar de forma mais direta em trajetos curtos entre localidades que não contam com alternativas de mobilidade eficientes. Neste sentido, a oferta de viagens de menos de 150 quilómetros cresceu 12%.

Para Florent Bannwarth, Director da BlaBlaCar Espanha e Portugal destaca que “a BlaBlaCar procura ser um aliado da mobilidade em Portugal, otimizando todos os recursos disponíveis para oferecer deslocações diretas, económicas e sustentáveis. O objetivo da nossa companhia é reduzir o número de lugares vazios que viajam na estrada para reduzir o impacto do transporte no planeta. Só no último ano contribuímos para reduzir 2,5 milhões de toneladas de CO2, um valor que não para de crescer e que nos enche de orgulho como empresa”.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...