Pode uma cidade acabar com os seus sem-abrigo?



Em Phoenix, nos Estados Unidos, existiam cerca de 222 sem-abrigo de longa duração. Mais de metade destes eram veteranos da guerra do Vietname e viviam nas ruas há mais de um ano. Em média, estas pessoas não tinham um lar há oito ano e, para além da falta de casa própria, muitos deles estavam desempregados, consumiam álcool ou drogas e tinham doenças.

Foi com este cenário como pano de fundo que, na última semana, o mayor da capital do estado do Arizona anunciou que todos os sem-abrigo da cidade passaram a ter uma habitação e já não habitavam nas ruas. Para conseguir tal feito, Phoenix recorreu a €1,3 milhões de fundos locais e a €4,7 milhões de fundos federais.

O plano desta cidade norte-americana para retirar os sem-abrigo das ruas atraiu as atenções da Casa Branca. Na noite de Natal, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama elogiou a acção e indicou que era prova de que o mesmo pode ser feito a uma escala nacional até 2015, refere o Atlantic Cities.

Outras cidades norte-americanas, como Salt Lake City e Philadelphia, querem seguir o exemplo de Phoenix e retirar os sem-abrigo das ruas. Estima-se que nos Estados Unidos existam mais de 630 mil pessoas que vivem nas ruas.

Em Portugal, têm-se desenvolvido várias iniciativas de inclusão da comunidade sem-abrigo – ou tentativas –, ainda que nenhuma tenha ido tão longe como a de Phoenix. Ainda é muito cedo, porém, para perceber se a cidade norte-americana será bem sucedida na sua intenção de inclusão social.

Foto:  jamesfischer / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...