Podem as erupções vulcânicas afetar o clima?



As erupções vulcânicas podem causar um arrefecimento substancial da temperatura global da superfície, que dura entre 1 e 10 anos. Temos conhecimento deste arrefecimento há séculos, com os nossos registos de temperatura a mostrarem muitas vezes quedas distintas após grandes erupções, avança a “Science Focus”.

Segundo a mesma fonte, um dos exemplos “mais claros disto” foi a erupção do Monte Tambora em 1815, um evento explosivo que causou a diminuição de 1°C da temperatura global da terra. A erupção foi tão intensa que foram injetados gases vulcânicos na estratosfera, a camada da atmosfera 10 a 50 km acima da superfície. Isto fez com que a luz solar recebida fosse bloqueada, o que significa que não chegava tanto à superfície da Terra.

“Enquanto vulcões mais explosivos tendem a causar um arrefecimento mais global, nem sempre é esse o caso”, explica o site. Depende, acrescenta, dos gases ejetados que atingem a estratosfera, e dos sistemas eólicos. O Monte Santa Helena, uma das erupções mais violentas dos tempos modernos, dificilmente fez uma mossa na temperatura global porque os gases não persistiram na estratosfera.

Poderiam as erupções vulcânicas mitigar o aumento das temperaturas devido às alterações climáticas? “Infelizmente não. As erupções vulcânicas têm ocorrido ao longo da história e são uma componente natural da nossa atmosfera. O seu efeito é também de curta duração, com o arrefecimento da superfície devido a erupções que duram uma questão de anos, enquanto o aquecimento da superfície devido a emissões excessivas de dióxido de carbono dura milhares”, conclui a mesma fonte.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...