Podem os chifres de rinoceronte 3D salvar a espécie da extinção?
Depois de 40 milhões de anos a vaguear pela Terra, os rinocerontes atingiram o ponto em que estão classificados como uma espécie “criticamente em perigo”. O rinoceronte negro ocidental está extinto e existe apenas um único rinoceronte branco do norte. Estas criaturas majestosas têm apenas um único predador: o ser humano.
Os chifres de rinoceronte são altamente apreciados na China e no Vietname, tanto como símbolo de estatuto social como ingrediente utilizado na medicina tradicional. Como tal, os animais estão a ser caçados até à extinção para que lhes sejam extraídos os preciosos chifres.
Existe, no entanto, uma empresa de biotecnologia de São Francisco, a Pembient, que quer acabar com a caça a estes animais. O objectivo é produzir chifres sintéticos de rinoceronte em 3D e num material que é geneticamente muito semelhante à composição dos chifres naturais e lança-los nos mercados onde são altamente procurados.
Os chifres que a Pembient está a produzir são obtidos de forma sintética através de uma combinação de queratina seca em pó e ADN de rinoceronte. A substância resultante não só é geneticamente como também espetrograficamente semelhante à dos chifres naturais. A substância em pó pode depois ser utilizada na medicina tradicional e indústria cosmética como alternativa ao chifre natural como também na produção de uma cerveja artesanal chinesa que utiliza chifre de rinoceronte em pó. Com esta substância em pó a Pembient está ainda a produzir chifres falsos altamente credíveis.
Os criadores da empresa estão confiantes de que o novo produto possa ajudar a travar a caça do rinoceronte. Os chifres de rinoceronte reais podem chegar aos €88 mil. Quando já em pó os chifres valem mais que o ouro ou a cocaína, atingindo €4.400 a onça. Os chifres sintéticos da Pembient são consideravelmente mais baratos.
“Fizemos um questionário aos utilizadores de chifre de rinoceronte e 45% deles aceitariam utilizar chifre de rinoceronte sintético produzido em laboratório. Em comparação, apenas 15% afirmou utilizar água de chifre de búfalo, o substituto oficial para o chifre de rinoceronte”, indica Matthew Markus, CEO da empresa, cita o Inhabitat.
Os primeiros produtos de chifre sintético de rinoceronte da Pembient deverão ser lançados no final do ano e só então se saberá se poderão ajudar a travar a caça ilegal ao rinoceronte.
Foto: safari-partners / Creative Commons