Poluição automóvel mata 10 vezes mais do que os acidentes rodoviários



Na Dinamarca, quase 4.000 pessoas morrem a cada ano vítimas da poluição dos carros. Este número é 10 vezes maior do que o das mortes devido a acidentes rodoviários.

De acordo com um estudo recente, respirar os gases poluentes provenientes do tráfego automóvel é mais perigoso do que o tráfego por si só – 3.400 pessoas morrem a cada ano vítimas de doenças directamente ligadas às emissões dos automóveis.

Além disto, entre 200 a 500 pessoas morrem prematuramente de doenças cardíacas e pressão alta, causadas pelo ruído gerado pelo tráfego.

A investigação foi feita pela Danish Regions: “A comissão de infra-estruturas do governo tem de lutar mais para reduzir as consequências catastróficas da poluição causada pelos carros”, explicou Carl Holst, membro daquela organização.

Este estudo pode revelar-se um forte argumento para uma maior aposta nos transportes públicos colectivos, tal como o uso de bicicletas, que deve desempenhar um maior papel no futuro – especialmente das cidades.

Steffen Loft, do Instituto de Saúde Pública da Universidade de Copenhaga, partilha desta preocupação: “É simples a lógica de que cada vez que afastamos um condutor das estradas para o colocarmos numa bicicleta, num autocarro ou comboio, isso reduz o nível de partículas perigosas emitidas”.

É sabido que um condutor dentro do seu carro inala mais gases perigosos do que os ciclistas e peões. Agora, estes novos dados vêm dar mais ênfase ao uso de meios de transportes mais verdes.

Na maioria das cidades dinamarquesas, já existe uma lei que obriga os condutores a desligar os motores quando estão estacionados ou parados – é um bom começo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...