Poluição: há mais de 700 mil carros diesel poluentes nas estradas portuguesas



Em comunicado, a associação ZERO indica que continuam a circular nas estradas europeias 43 milhões de veículos poluentes a gasóleo, três anos depois do escândalo “Dieselgate”. Esta é a principal conclusão de um novo estudo divulgado pela Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E).

Outra evidência deste estudo é que mesmo os carros a gasóleo novos, que passem nos novos testes da União Europeia (UE) emitem óxidos de azoto (NOx) nove vezes acima do permitido por lei. Se dúvidas houvesse, a T&E esclarece que os motores a combustão — incluindo os que passaram no teste oficial de emissões em condições reais de condução — não são efetivamente limpos e continuarão a emitir uma significativa quantidade de gases poluentes no futuro.

O número de veículos ligeiros de passageiros e comerciais a gasóleo altamente poluentes nas estradas aumentou de 5 milhões no ano passado, para um total de 43 milhões que atualmente circulam nas estradas da Europa. Os Estados-Membros com o maior número de veículos poluentes a gasóleo são a França (8,7 milhões), a Alemanha (8,2 milhões) e o Reino Unido (7,3 milhões). Portugal ocupa a 11ª posição, com 713 mil veículos poluentes a gasóleo a circular nas estradas.

Os testes mais recentes elaborados pela T&E mostram que os mais novos veículos EURO 6 foram projetados para passar no teste regulamentar em estrada, mas podem emitir muito acima do limite legal quando conduzidos na estrada em certas condições mais representativas da realidade (como, por exemplo, estradas com relevo, acelerações mais típicas e velocidades mais rápidas).

Carros a estrear poluem mais do que anunciado
As emissões de NOxde um Honda Civic a gasóleo de 2018 ultrapassaram o limite legal durante um teste oficial. Mas quando o carro foi testado de uma forma real, as emissões dispararam e estiveram 9 vezes acima do limite legal. O resultado demonstra falhas sérias no recém-lançado teste RDE e na sua capacidade de garantir baixas emissões dos veículos em condições reais.

De forma semelhante, um Ford Fiesta a gasolina evidenciou emissões de partículas acima do dobro do limite legal quando conduzido em condições mais abrangentes. Contrariamente aos argumentos da indústria automóvel, os resultados mostram que até mesmo os veículos mais recentes introduzidos no mercado emitem mais poluição na estrada do que quando testados em condições de laboratório.

Um levantamento de 1300 táxis a gasóleo realizado pela T&E e apresentado neste estudo constatou que 4% emitem partículas acima do limite estabelecido, apesar dos filtros de partículas serem obrigatórios nos veículos a gasóleo desde 2011. Uma falha do funcionamento destes filtros em 4% e a manipulação deliberada dos mesmos quase duplica as emissões de partículas em todos os veículos a gasóleo.





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