Pombos-zombie assustam cidadãos de Moscovo



Uma onda de mortes inexplicáveis de pombos, em Moscovo, está a preocupar as autoridades e habitantes da cidade. Segundo um cidadão moscovita, citado pela Radio Free Europe, o fenómeno começou na semana passada e, para além das mortes, está levar muitos pombos a terem comportamentos bizarros – os moscovitas já lhes chamam pombos-zombie.

De acordo com o The Wall Street Journal, que também fala no fenómeno, há pombos a andar para trás ou em círculos, outros são vistos a descansar a sua cabeça no chão. “Quando vou para o trabalho, vejo muitos pombos a saltar e correr. Agora, eles não têm qualquer reacção. Quando uma pessoa passava por eles, voavam. Agora, não agem normalmente. Há pombos a agir de forma bizarra, andando em círculos”, explicou um cidadão local.

Numa primeira fase, e segundo a agência russa Federal Veterinary and Phutosanitary Inspection Service, os animais terão sido infectados pela doença de Newcastle, um vírus contagioso e fatal – que se pode espalhar aos humanos. Agora, o The Moscow Times avança com outra explicação: salmonelas, que não se podem contagiar aos seres humanos.

O inspector-chefe de saúde russo, Gennady Onishchenko, explicou então que a população não tem nada a temer com este comportamento bizarro, mas não deverá mexer nos pombos mortos.

Segundo o The Guardian, o pânico dos moscovitas estará – entre outras coisas – relacionado com as previsões de Grigory Rasputin, um místico russo do final do período czarista que previu o fim-do-mundo ligado à morte de pássaros. Aliás, não é caso virgem. Nos Estados Unidos, muitos acreditam que a queda mortal de pássaros significa que o mundo está prestes a acabar.

Segundo Petter Boeckman, zoologista do museu norueguês da História Natural, este mito estará mais relacionado com cultura do que religião.

“Nos Estados Unidos a reacção [à morte de um pássaro] é: ‘oh, não, vem aí o dia do juízo final’. Na Suécia dizem: ‘Vamos chamar as autoridades veterinárias’”, gracejou.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...