Pontas de cigarro. Um detrito pequeno mas um problema enorme
As beatas de cigarro podem ser pequenas, mas são um problema maior do que se pensa.
Se reparar estão espalhadas um pouco por toda a parte, das praias às ruas, nos parques e até nos rios e mares.
Estima-se que 99% das ruas nos centros das cidades têm beatas de cigarros espalhadas. Em todo o planeta, por ano mais 45 mil milhões de beatas são atiradas fora.
As pessoas pensam que, por ser um detrito pequeno, não gera poluição ou que é rapidamente absorvido (ou limpo por alguém). A verdade é que 75% dos fumadores pensa desta forma.
O que gera o número que indicámos em cima, e que é muito preocupante.
As beatas de cigarro representam quase um terço de todo o lixo recolhido no planeta, o que as torna um problema enorme.
Quem fuma, pode querer prestar atenção a este número: Os cigarros contêm mais de 7.000 produtos químicos diferentes. Isto inclui arsénico, produtos químicos cancerígenos, acetona, chumbo, formaldeído, pesticidas e nicotina. A lista continua, mas resumidamente, são todos altamente tóxicos.
Esses produtos químicos passam das beatas de cigarros que são descartadas para o meio ambiente e, portanto, poluem ainda mais o planeta. Os produtos químicos tóxicos acabam por entrar na água, sendo descartados diretamente nos rios, levados para o sistema de drenagem pela chuva ou sendo transportados para o mar quando a maré chega à praia. A ponta de cigarro em si pode não ir a nenhum lugar, os produtos químicos vão de certeza..
Quando estes produtos químicos venenosos entram no suprimento de água podem matar peixes e outros animais, bem como os pássaros que por sua vez comem os peixes, envenenando pouco a pouco todo o ecossistema.
Pode realmente ter um efeito tão grande?
Uma experiência cientifica em 2014 calculou que, uma ponta de cigarro durante 96 horas num litro de água, poderia envenenar esta água ao ponto de matar os peixes que nadassem nela. Agora imagine milhares espalhadas nos rios.
Além dos produtos químicos que passam para a água, existem muitas outras maneiras de impactar peixes, pássaros, animais, seres humanos e outros. Animais e pássaros podem apanhar e comer estas beatas, pensando que são alimento. As crianças muito pequenas, por exemplo, podem apanhar do chão e colocar na boca inadvertidamente.
Sempre que deitar uma beata para o chão pense no ambiente, nas pessoas e em todo o ecossistema que é afectado com esse mau gesto.