Ponte mais verde de Barcelona vai ter betão que brilha no escuro e absorve poluição (com FOTOS)

A ponte mais verde de Barcelona

A Ponte de Sarajevo, em Barcelona, vai ser alvo de remodelações e o município catalão quer transformá-la numa infra-estrutura mais verde. Como tal, a ponte vai receber um pavimento capaz de absorver smog com LEDs incorporadas que vão brilhar no escuro e que são alimentadas a energia solar.

O objectivo da autarquia de Barcelona é transformar esta ponte numa porta de entrada chamativa para a cidade, reforçando o compromisso de sustentabilidade para com os seus habitantes. A ponte vai ainda ver a sua capacidade auto-energética aumentar e vai receber pequenos espaços verdes e locais para descansar.

A Ponte de Sarajevo é a parte mais setentrional da infra-estrutura que abrange a Avenida Meridiana, uma via rápida de entrada pelo sul da capital da Catalunha. Foi a elevação e visibilidade da ponte que motivou as autoridades locais a transformarem a estrutura num espaço eco-amigável para a cidade. A infra-estrutura vai melhorar a qualidade do ar e servir de ponto de encontro para os pedestres dos dois bairros que ladeiam a ponte, escreve o Inhabitat.

A renovação está a ser projectada pelo estúdio de arquitectura espanhol BCQ e a grande aposta será no betão fotocatalítico, um material de auto-limpeza que oxida os poluentes atmosféricos e purifica o ar.

Deixar uma resposta