Ponte Moisés separa as águas junto a forte holandês (com FOTOS)
Esta incrível ponte “afundada”, na Holanda, proporciona aos visitantes uma forma única de aceder a um magnífico forte holandês do século XVII. Projectada pela RO & AD Architects, a Ponte Moisés separa literalmente as águas que cercam o monumento, permitindo assim a passagem. A ponte é feita de madeira sustentável certificada Accoya.
Foram construídos uma série de fossos e fortalezas nas linhas de defesa dos Países Baixos, durante o século XVII, de modo a assegurar protecção contra a invasão de França e Espanha. Mas o Fort de Roovere ficou cercado por um fosso demasiado profundo para que se conseguisse atravessar a pé e demasiado raso para se cruzar de barco. Por sua vez, a edificação permaneceu protegida e inacessível – até agora.
De longe, a Ponte Moisés é invisível aos olhos. O fluxo do fosso parece contínuo, já que o nível da água continua a ser o mesmo – reflectindo a folhagem circundante. É quando os visitantes se aproximam do forte que a ponte surge como uma ruptura na água, com as suas paredes a conterem-na.
A ponte tem início à superfície do solo firme e vai aos poucos entrando dentro do chão e da água. Forrada com folhas de madeira nas paredes, acomoda uma passadeira ampla e também extensos degraus. O Inhabitat explica que as laterais da ponte são feitas de Accoya e que o convés utiliza uma madeira mais dura.
A madeira Accoya passa por um processo de modificação não-tóxico que ajuda a prevenir o surgimento de fungos e aumenta a durabilidade, tornando-se o material ideal para uma ponte submersa.
É assim que as paredes da ponte sustêm as águas do fosso em volta e, como Moisés, as dividem para que as pessoas consigam atravessar e encontrar uma magnífica fortaleza histórica.