Por que apoia a CGD o projecto AconteSER? (com VÍDEO)
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai apoiar o projecto AconteSER – Liderar com Responsabilidade, desenvolvido pela Associação Cristã de Empresários (ACEGE). O apoio insere-se na estratégia de sustentabilidade económica e social da instituição.
O programa pretende sensibilizar os líderes empresariais para a necessidade de alterar padrões de comportamento mais enraizados e que põem em causa a competitividade e sustentabilidade da economia portuguesa, como sejam perfis de consumo desadequados, agressividade nas vendas, dificuldades de tesouraria, atraso nos pagamentos, dificuldade de acesso ao crédito bancário, entre outras dificuldades.
A iniciativa, à semelhança de um conjunto diversificado de acções a que a CGD se associa e que o banco promove, pretende lançar um programa de informação estruturado dirigido ao tecido empresarial nacional.
“A Caixa acredita que uma vez ultrapassados estes obstáculos, factores de imaturidade e fraco envolvimento comunitário, as micro, pequenas e médias empresas podem inverter este ciclo de débil crescimento e contribuir activamente para o reequilíbrio e expansão económica e social”, explica a instituição em comunicado.
Tal como já ocorre com a sua própria estratégia de responsabilidade social, a CGD aposta numa proliferação de boas práticas que impulsionam modelos de gestão capazes de acrescentar valor à sociedade. Por isso se associou a este programa, e encara-o em linha de coerência com projectos que já desenvolve na área da responsabilidade social.
O AcontecerSer actua em sete grandes áreas: o líder, a empresa, os colaboradores, a comunidade, os fornecedores, os clientes, a eco-eficiência.
O projecto prevê ainda um programa de acções como sessões de lançamento do programa Liderar com Responsabilidade (50 sessões em 10 distritos); a produção e distribuição de milhares de kits com informação relevante a líderes empresariais (1500 ao longo de dois anos); a edição de uma síntese de 21 Boas práticas, desenvolvidas em gestão de PME; diversos workshops realizados no país, com os núcleos da ACEGE e com os parceiros locais de referência, privilegiando três aspectos: pagamentos pontuais a fornecedores, desenvolvimento pessoal de colaboradores e conciliação da família e trabalho
“A CGD implementa com firmeza uma estratégia de sustentabilidade que passa pelo apoio à economia nacional e aos seus agentes, onde se incluem as empresas, as famílias e particulares. Esta actuação tem-lhe valido o reconhecimento de entidades internacionais que reconhecem o mérito de projectos como o do Saldo Positivo e do Saldo Positivo Empresas”, conclui a instituição bancária.