Por que é que os gatos gostam tanto de caixas?

Caixas grandes, caixas pequenas, caixas de sapatos, caixas de pizza ou qualquer coisa que se assemelhe a uma caixa. Tanto faz. De preferência o mais pequenas e apertadas possível. A paixão dos gatos por caixas é amplamente conhecida.

Este comportamento não é, porém, totalmente compreendido pelos cientistas mas existem várias teorias – não comprovadas e que advêm de outros comportamentos dos gatos já desvendados – que tentam explicar o amor dos gatos pelas caixas de cartão. A mais popular defende que os gatos são atraídos pelas caixas porque são objectos que oferecem abrigo e segurança dos predadores enquanto os gatos perseguem a sua própria presa.

Sabe-se que os gatos se sentem mais confortáveis e seguros em espaços fechados e a observação quotidiana revela que sempre que os gatos se sentem ameaçados ou estão sob stress tendem a procurar um esconderijo – sendo que as caixas são sempre os locais de eleição. Claudia Vinkle, uma investigadora da Universidade de Utrecht, Países Baixos, decidiu estudar os níveis de stress em gatos que vivem em abrigos para animais partindo desta premissa.

Para o estudo, a investigadora arranjou caixas para um grupo de gatos recém-chegados ao abrigo e comparou o comportamento dos novos animais com outro grupo de gatos que não tinha caixas. Vinkle concluiu que os animais que podiam recorrer às caixas para se esconderem conseguiram adaptar-se mais rapidamente ao novo ambiente, escreveu o Daily Mail.

As caixas constituem ainda um lugar seguro para os gatos dormirem. Os felinos dormem entre 18 a 20 horas por dia. Portanto, encontrar um local seguro para dormirem aumenta as suas probabilidades de sobrevivência. Apesar de domesticados, os gatos mantiveram este comportamento, daí procurarem locais como as caixas para dormirem as suas sestas. “Os gatos gostam de caixas por são animais enigmáticos: gostam de se esconder”, indica Stephen Zawistowski, conselheiro científico da American Society for the Prevention of Cruelty to Animals.

Outra das razões pelas quais os gatos procuram as caixas é porque não são bons a resolver conflitos. É bastante provável que um gato fuja perante um problema do que o enfrente e resolva. Este comportamento é ainda mais frequente se viverem vários gatos na mesma casa. Daí as caixas serem essenciais para se puderem esconder uns dos outros.

O facto de as caixas serem locais mais quentes também ajuda a explicar a sua popularidade entre os gatos. No geral, os gatos gostam de fontes de calor e a sua tolerância a temperaturas mais elevadas é superior à dos humanos.

Porém, não são apenas as caixas que os gatos procuram. Sacos de papel, gavetas, lavatórios, taças de vidro. Qualquer local apertado e que aparente oferecer segurança será uma potencial escolha de um gato.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...