Por que razão Nova Iorque atira as carruagens de metro para o oceano? (com FOTOS)

Do metro para o mar

À primeira vista, parece um acto de poluição nunca antes visto: há mais de uma década que a cidade de Nova Iorque envia as suas carruagens de metro desactivadas para o Oceano Altântico. O fotógrafo Stephen Mallon foi uma das testemunhas destas operações, durante três anos, e lançou um projecto com o resultado final do seu trabalho, chamado Next Stop, Atlantic (“Próxima paragem, Atlântico”).

Na verdade, porém, o objectivo da cidade de Nova Iorque é o oposto ao que parece. Segundo Mallon, o objectivo de enviar carruagens de metro para o oceano passa por criar corais artificiais para as criaturas marinhas.

As armações de metal das carruagens – sem revestimento – servem como uma espécie de maternidade para os organismos marinhos que se ligam a superfícies duras. Por outro lado, estes recém-criados organismos funcionam como alimento para outros animais marinhos, promovendo um habitat mais saudável do que existia anteriormente.

É um pouco irónico que um pedaço de lixo feito pelo homem possa promover a sustentabilidade dos oceanos, explica o Gizmodo, mas essa é a mais pura realidade. Veja algumas das imagens captadas por Mallon – agora bem menos chocantes do que antes de ler esta notícia.

Deixar uma resposta