Porque é que os gatos dormem tanto?
O seu gato pode ser adorável e, de vez em quando, pode até nem o odiar de forma ativa. Mas convenhamos: eles são “massiva e imperdoavelmente preguiçosos. Além de nunca contribuírem para a renda, o seu gato provavelmente passa a maior parte do dia a dormir”, escreve a “Science Focus”.
De facto, acrescenta a mesma fonte, a maioria dos felinos domésticos pode dormir entre 10 e 13 horas por dia (durante 50 a 110 minutos de cada vez) – e não é invulgar um gato dormir até 17 horas.
Qualquer que seja a posição do seu gato nesta escala, é provável que se coloque uma grande questão: porque é que os gatos dormem tanto? Com a ajuda de David Sands – especialista em psicologia animal com mais de 25 anos de experiência clínica – a “Science Focus” analisou a ciência dos longos sonos do seu gato.
Para entender isso, é importante reconhecer quando a maioria dos gatos está mais ativa: ao amanhecer e ao anoitecer. É uma característica que faz deles animais crepusculares (e não noturnos), ao lado de criaturas como furões, hamsters e cães vadios.
“Isto deve-se ao facto de, ao longo de milhões de anos, os gatos terem evoluído para serem predadores de pouca luz, com a sua visão especificamente adaptada à atividade no crepúsculo”, diz Sands.
Veja-se, por exemplo, como todos os gatos possuem um espelho na parte de trás de cada retina. Para além de fazer com que os olhos do seu animal de estimação pareçam esferas brilhantes no escuro, esta adaptação dá aos gatos uma segunda oportunidade de interpretar a luz que atinge os seus olhos – permitindo-lhes efetivamente ver melhor em ambientes escuros.
Assim, como os gatos são crepusculares, conservam a sua energia para estes períodos de caça ao crepúsculo. Antes de serem domesticados, os gatos tinham de gastar grandes quantidades de energia nestas alturas, encontrando, perseguindo e matando as suas presas. E, embora os gatos domésticos já não cacem antes de cada jantar, os seus instintos naturais de caçador continuam a incentivá-los a conservar energia para o amanhecer e o anoitecer.