Porque que é que os gatos dormem tanto?
Um gato passa cerca de dois terços da sua vida a dormir, o que equivale a 16 horas de sono diárias.
Este é um dos mamíferos que passa mais tempo a descansar, só sendo ultrapassado pelo gambá e por alguns morcegos.
Quem convive com gatos observa, facilmente, que estes têm mais atividade à noite e maiores períodos de descanso durante o dia. Contudo este facto pode ser explicado. Este felino, como tantos outros, é um predador programado para caçar, especialmente durante o período noturno. Os felinos de grande porte, como os leões, descansam durante o dia e perseguem as suas presas durante a noite.
O gato, apesar de domesticado, não perdeu esta característica selvagem, até porque os animais silvestres continuam a precisar de providenciar as suas próprias refeições. É de notar que mesmo um gato a brincar revela instintos primitivos como esconder-se e posteriormente “atacar” rapidamente. Para realizar todas estas ações o pequeno felino descansa durante o maior tempo possível.
Um gato nem sempre está a dormir profundamente.
É comum vê-los a dormitar com as patas junto ao corpo, mas de cabeça erguida ou mesmo sentados, posição em que os músculos estão contraídos, para suporte do animal. Nestes casos, embora não pareça, o pequeno felino está pronto a responder rapidamente a qualquer estímulo.
Cerca de 70% do sono de um gato não é profundo, sendo que este animal continua a captar informações do ambiente que o rodeia, como cheiros e sons. Caso se aperceba de algo que lhe desperte a atenção, tal como o pequeno barulho de um rato ou cheiro a comida, o gato é capaz de acordar instantaneamente.
Quando este animal esteve a dormir profundamente, o despertar tem semelhanças com o dos humanos. O pequeno felino irá bocejar, espreguiçar-se e piscar os olhos repetidamente. Normalmente depois destas ações o gato ocupa-se com os seus cuidados de higiene. É neste tipo de sono que o animal relaxa completamente e até o funcionamento do seu cérebro muda.
Os gatos, tal como a nossa espécie, também sonham, e é nestes períodos que tal acontece. Embora não existam provas concretas, é facilmente percetível quando, durante o sono do animal, vemos as patas ou os bigodes a mexer ou, em casos extremos, a emissão de sons. O sono profundo de um gato dura, em média, 5 minutos. Depois deste tempo o felino pode voltar a dormitar e, mais tarde retomar o seu sono profundo.
Os gatos, tal como os humanos, também se sentem mais preguiçosos em dias chuvosos ou de frio.