Portland: nova ponte proíbe passagem de automóveis (com FOTOS)



A cidade de Portland, nos Estados Unidos, vai receber em 2015 uma ponte onde passam todos… excepto carros. Denominada Tilijum Crossing, Bridge of the People – “ponte das pessoas”, em português – a infra-estrutura será inaugurada no Outono do próximo ano e custará €105 milhões (R$ 300 milhões).

A ponte, que será a primeira construída na cidade desde a Fremont Bridge, em 1973, pode liderar uma nova fase na construção destas infra-estruturas: é que ela não permite a passagem de veículos, apenas autocarros públicos, metro de superfície, eléctricos, ciclistas e pedestres.

Os únicos veículos permitidos na ponte são os de emergência – e isso faz todo o sentido, claro. Com 5,1 quilómetros de comprimento, a Bridge of the People começou por ser uma ponte para o metro de superfície, estendendo-se, então, para os outros modos suaves.

“Isto é um acto de planeamento urbano, talvez mais do que um projecto de trânsito”, explicou Dan Blocher, director-executivo da TriMet. A ponte segue directamente para a área de South Waterfront, uma antiga zona industrial que é hoje um bairro ecológico – as opções de habitação são mais eficientes que noutras áreas de Portland, existem mercados biológicos e inúmeras ofertas de transportes públicos.

“Esta ponte não é para todos. Muitos gostam de conduzir devido aos seus horários, ao facto de terem crianças e outros argumentos. Mas para todos que andam no sistema de transportes públicos, é mais um carro fora das ruas”, explica Blocher. “Temos de olhar para o sistema de transportes como um todo”.

A nova ponte será a sexta de Portland, um caminho que começou em 1910 com a ponte Hawthorne, a mais antiga dos Estados Unidos com elevação vertical.

[nggallery id=924 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...