Porto: a empresa ecológica que entrega a sua encomenda em Contra Relógio (com VÍDEO)
Um piso e inclinação pouco amiga das duas rodas costuma ser o argumento utilizado por grande parte dos cidadãos para não pedalar em Lisboa. Se acha que é ele é viável, então acrescente-lhe dois pontos: uma cidade como o Porto, onde a chuva é sempre bem-vinda (e mesmo que não seja, ela aparece) e um projecto empresarial para fazer crescer.
É este o desafio da Contra Relógio, uma empresa de entrega de encomendas que utiliza a bicicleta como meio de transporto, no Grande Porto.
“Quando a encomenda chega à base de dados, informamos o estafeta que está mais perto dessa zona. É assim que gerimos todo o nosso dia-a-dia, as entregas passam de umas para as outras. Muitas vezes andamos com duas ou três entregas”, explicou ao Economia Verde Renato Guedes, fundador da empresa.
A Contra Relógio começou quando Renato perdeu o emprego na área da gestão de empresas e decidiu ser empreendedor. Estávamos em 2013 e a Contra Relógio começou logo com o trabalho facilitado: era a única empresa de estafetas de bicicleta do Grande Porto.
A empresa não tem medo da chuva ou calor, e o trânsito até facilita o seu trabalho. Renato conta, com graça, a história de uma encomenda urgente que salvou uma reunião de trabalho – são exemplos como este que garantem que o negócio da Contra Relógio terá sempre clientes.
“Normalmente todas as encomendas são sigilosas, mas já transportei uma encomenda, uma gravata e uma camisa, que uma senhora nos pediu para enviar ao marido, que se tinha sujado no almoço mas tinha uma reunião importante à tarde. A encomenda foi pedida com urgência e, [pelo que sabemos], a reunião correu muito bem”, confessa.
Os mais de três mil quilómetros percorridos pela Contra Relógio evitam a emissão de 600 kg de dióxido de carbono. “Gosto de andar de bicicleta e gosto da minha cidade, por isso tento contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente”, concluiu Renato Guedes.
Conheça melhor a Contra Relógio no episódio 311 do Economia Verde.