Porto de Aveiro em parceria com Universidade controla plantas invasoras



O Porto de Aveiro, em parceria com a Universidade de Aveiro, vai avançar com um projeto para combater as plantas invasoras na área portuária, revela hoje a newsletter “Portos de Portugal”.

“O Projeto ReGreen, uma parceria com a Universidade de Aveiro, visa a sustentabilidade e valorização dos espaços verdes na área de jurisdição do porto”, refere aquela fonte.

Em causa está o controlo de espécies de plantas invasoras, como a da erva das pampas, e a promoção da biodiversidade, pela valorização de espécies nativas no planeamento e gestão desses espaços.

Durante três anos vão ser estudadas soluções para reduzir a área de invasoras, com recurso a espécies que possam ter interesse para a qualidade ambiental, explica a newsletter.

O projeto compreende uma área piloto onde está em curso trabalho experimental, podendo depois ser alargado aos 1700 hectares de áreas portuárias.

A plantação de “cortinas arbóreas” é uma das soluções apontadas para travar a disseminação das espécies invasoras, para cuja eliminação deverá ser definido um plano geral para toda a zona portuária.

Para o presidente da administração do Porto de Aveiro, Eduardo Feio, o projeto reflete a inovação e sustentabilidade ambiental como marcas de gestão que pretende acentuar na ligação aos centros de conhecimento.

O projeto foi apresentado recentemente numa jornada sobre “Codesenvolvimento de soluções para a biodiversidade e resiliência climática” por Paula Maia, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...